senhoradeoliveira.mg.gov.br

Acompanhe-nos:

Seja bem vindo(a)! - Senhora de Oliveira, Minas Gerais, 11/12/2017

SETEMBRO AMARELO

Publicado em: 28/09/17 - 13:09

Durante todo mês de Setembro a Secretaria de Saúde do Munícipio de Senhora de Oliveira desenvolveu trabalhos de orientação e prevenção ao mês Setembro Amarelo, dedicado à prevenção e conscientização ao suicídio (retirar voluntariamente á própria vida). Na UBS, durante a espera dos pacientes, foram dadas orientações à respeito do tema, abordando os mitos e verdades e focalizando a importância do tratamento adequado em busca da valorização da vida.
Na oportunidade foram levadas as ações para a Escola Estadual Quinzinho Inácio através do PSE – Programa de saúde na escola, para esclarecer sobre esse comportamento vivenciado por muitos jovens que consequentemente poderiam acarretar em forma de suicídio, e desenvolveu um trabalho conjunto levando os alunos a produzirem textos literários em defesa da valorização e respeito a vida.
O trabalho é de suma importância em virtude da disseminação e repercussão do Jogo, via internet, intitulado como “Baleia Azul” onde muitos adolescentes foram vítimas.
Como conclusão e forma de reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos alunos, foram premiados alguns textos que estarão expostos na UBS.
A abordagem do tema proporcionou interação por todos aqueles que participaram das ações realizadas, buscando meios de entendimento durante essa fase vivenciada por muitos e possibilitando a valorização da vida e cuidados que todos devem ter com a saúde mental.